domingo, 14 de maio de 2017

Vida e energia

        VIDA E ENERGIA  

  Os seres estão sujeitos a um constante processo de desgaste natural. Assim, para que um ser vivo possa executar adequadamente as suas diversas funções vitais, é preciso compensar o desgaste natural do organismo através de um contínuo suprimento de substâncias diversas contidas nos alimentos.

 Uma das funções básicas dos alimentos é fornecer ‘‘matéria-prima” para a construção, o crescimento e a manutenção dos seres vivos. É por meio das substâncias contidas nos elementos que novas células são produzidas, permitindo o crescimento e repondo aquelas que morrem.

 Além da obtenção de ”matéria-prima’‘, os seres vivos extraem dos elementos a energia química acumulada em suas moléculas orgânicas; essa energia é então empregada no desempenho das diversas atividades biológicas que constituem o trabalho celular. Por isso se diz que os alimentos atuam como ”combustíveis”, pois fornecem às células a energia necessária para que ocorram as diversas funções vitais.

                                 AUTÓTROFOS

  Autótrofos são os seres vivos que produzem o seu próprio alimento, ou seja, são capazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos através de fotossíntese ou quimiossíntese. 

  A palavra "autótrofo" vem dos termos gregos autos = próprio e trophos= alimentar.

Veja a equação simplificada da fotossíntese:

6 CO2 + 6 H2O ->luz / clorofila -> C6H12O6 + 6 O2

                               HETERÓTROFOS

  Seres heterótrofos são os seres vivos que obtêm nutrientes e energia, consumindo outros seres vivos. Os heterotróficos aproveitam fontes de carbono que fazem parte de outros organismos. Nas cadeias alimentares atuam como consumidores, dependendo direta ou indiretamente dos seres autotróficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário