domingo, 14 de maio de 2017

Lipídios


LIPÍDEOS

   Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo.

GLICERÍDEOS 

   Os glicerídeos fazem parte de um dos quatro grupos dos lipídeos e consistem em moléculas de glicerol (C3H8O3) unidas a uma, duas ou três moléculas de ácidos graxos. Quando os glicerídeos estão ligados a três moléculas de ácidos graxos, são conhecidos como triglicerídeos ou triglicérides. No interior das células sempre encontraremos as moléculas de ácidos graxos unidas a moléculas de glicerol, formando os glicerídeos, que podem ser encontrados em alimentos como leite, queijo, ovos, gorduras de origem animal e nos óleos vegetais.

CERÍDEOS
   Cerídeos são ésteres formados pela união de um ácido graxo superior e de um álcool graxo superior.
   Os cerídeos podem ser classificados como lipídios simples. Podem ser produzidos tanto por animais como por vegetais, sendo genericamente chamados de ceras.
   Podem ser encontrados na cera de abelha (sendo a base da construção da colmeia), na superfície das folhas (como a cera de carnaúba), de frutas (como a manga) e no cerume (cera de ouvido).

ESTERÓIDE

   São um grande grupo de compostos solúveis em gordura (lipossolúveis), que têm uma estrutura básica de 17 átomos de carbono dispostos em quatro anéis ligados entre si. Os esteroides são produzidos sinteticamente com finalidade médico-terapêutica.
   São lipídios de cadeia complexa, onde o colesterol é substância fundamental na formação dos esteroides. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário