domingo, 14 de maio de 2017

Bioquímica celular

ÁGUA E SAIS MINERAIS

   Uma das evidências da evolução biológica e da ancestralidade comum dos seres vivos é que todas as formas de vida possuem composição química semelhante. Na composição química das células dos seres vivos, estudamos dois grandes grupos de substâncias: as substâncias inorgânicas e as substâncias orgânicas.
São classificadas como substâncias inorgânicas a água e os sais minerais. São substâncias orgânicas os carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. As substâncias orgânicas são formadas por cadeias carbônicas com diferentes funções orgânicas.

Compostos inorgânicos: Água, Sais Minerais.
Compostos orgânicos: Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Vitaminas, Ácidos Nucléicos.

A ÁGUA
   Considerado o componente químico mais abundante da matéria viva.
   Principais funções da água nos seres vivos:
 • Solvente de líquidos corpóreos; 
 • Meio de transportes de íons e de moléculas;
 • Regulação térmica;
 • Ação lubrificantes;
 • Atuação nas reações de hidrólise;
 • ''Matéria-prima'' para realização da fotossíntese.
  
   Geralmente, a taxa de água é tanto maior quanto a maior atividade metabólica de um determinado tecido ou órgão. De fato, as células nervosas do cérebro de um ser humano adulto podem conter cerca de 78% de água, enquanto as células ósseas, de menor atividade metabólica, contêm cerca de 40% de água.
   O cérebro humano apresenta um alto teor de água, compatível com sua elevada atividade metabólica.
   A taxa de água varia, também, em função da idade do organismo. Nos indivíduos jovens, o teor de água é geralmente maior que nos indivíduos adultos de sua espécie. Um feto humano de três meses, por exemplo, contém cerca de 94% de água, enquanto um recém-nascido apresenta cerca de 70% e um ser humano adulto aproximadamente 65%.
OS SAIS MINERAIS
   
Os sais minerais têm funções variadas nos seres vivos. Podem atuar como componentes da estrutura esquelética, como ativadores de enzimas, participar da composição de certas moléculas orgânicas e da manutenção do equilíbrio osmótico, entre outras funções.
   Os fosfatos de cálcio, por exemplo, contribuem com a rigidez dos ossos; os sais de ferro participam da constituição da hemoglobina, pigmento respiratório das hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue. Uma alimentação deficiente desses sais acarreta a chamada anemia ferropriva. Outros casos que demonstram a grande importância dos sais minerais para os seres vivos serão mais bem estudados ao longo do ano.
   No sal de cozinha (NaCl), costuma-se adicionar sais de iodo. O iodo participa da constituição dos hormônios da glândula tireóide, situada junto aos primeiros anéis da traquéia, na região da garganta. Na falta de iodo a tireóide cresce, surgindo o "bócio" ou "papo", que pode ser corrigido com uma alimentação rica em iodo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário