segunda-feira, 7 de maio de 2018

Tipos básicos de reprodução

TIPOS BÁSICOS DE REPRODUÇÃO

São vários os tipos de reprodução que os seres vivos apresentam, mas todos eles podem ser agrupados em duas grandes categorias: A reprodução sexuada e assexuada. 


Reprodução Sexuada (Gâmica)

A reprodução sexuada está relacionada no processo que envolve troca de material genético (DNA), em indivíduos da mesma espécie. Para ocorrer a reprodução sexuada, temos a participação de células de reprodução, denominadas gametas, no caso da mulher é o óvulo e o homem o espermatozoide, fazendo com que ocorra a fecundação e o surgimento da célula-ovo/zigoto. 
Na reprodução sexuada, destacam-se dois fenômenos que permite a notável variabilidade genética entre os descendentes. são eles:

  • Meiose: Formam-se células haploides (n), com o número normal de cromossomos (46), reduzidos pela metade (23) cromossomos de cada gameta para formar um novo individuo diploide (2n).
  • Fecundação: É através dela que ocorre a reconstituição do número normal de cromossomos.



A meiose só ocorre nas células reprodutoras, e a mitose é o processo de divisão celular, é responsável pelo crescimento (cabelo,unha,tecido).

Reprodução Assexuada (Agâmica)

Os indivíduos que surgem pela reprodução assexuada são geneticamente idênticos entre si, um único individuo origina outros, formando o que se chama clone. Não ocorre troca de material genético, ou seja, não tem a presença de gametas. Vários são os seres vivos que se reproduzem de forma assexuada e vários são os tipos de reprodução assexuada. 
  • Cissiparidade/divisão simples: É o processo de divisão celular, no qual um organismo unicelular se reproduz por mitose. Esse nome também é usado no caso de organismos multicelulares simples que conseguem regenerar partes divididas (por exemplo a planária) 
  • Gemiparidade/brotamento: É o processo de reprodução assexuada no qual ocorre a formação de uma dilatação denominada gema (ou gomo) formada por mitoses na superfície externa do organismo progenitor, podendo separar-se e formar um novo individuo. 


  • Propagação vegetativa: Consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos, ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos a planta-mãe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário